top of page
Buscar
  • George

Cuidados a ter com o tratamento da àgua da piscina.


Reposição dos níveis de àgua da piscina

No verão há sempre uma evaporação que pode corresponder a 3/4 cm por semana. Reponha o nível de água, de modo a que este fique sempre a meio da boca do skimmer, o que corresponde a sensivelmente à altura do esgoto.


Tratamento químico – a desinfeção e o equilíbrio da água

Uma água diz-se quimicamente equilibrada quando apresenta um pH entre 7,2 e 7,4, uma alcalinidade total entre os 100 e 150 ppm (parte por milhão) e uma dureza total entre os 150 e 300 ppm.

Uma água equilibrada deve estar quimicamente bem tratada quando apresenta um teor de cloro (o oxidante mais usual na desinfeção) residual livre entre os 0,5 e 2,0 ppm, e o seu pH não seja superior a 7,4. Conjuntamente com estes valores, o teor de cloraminas não deve exceder os 0,5 ppm e o ácido cianúrico (estabilizador) os 75 ppm.


O valor do pH indica se a água é ácida ou alcalina, e em que grau se encontra. A escala varia de 0 a 14.

  • O pH da água é neutro quando ronda um valor perto dos 7.

  • Diz-se que o pH de uma água é ácido quando o seu valor é inferior a 7.

  • Diz-se que o pH de uma água é alcalino quando o seu valor é superior a 7.

Porque é tão importante?

Este parâmetro é importante, porque o nosso corpo é sensível ao pH da água. Por exemplo: o valor de pH do líquido do olho humano é de 7,4, um valor que seja mais baixo vai irritar os olhos e séca a pele.

Por outro lado, os valores de pH afetam o poder de desinfeção da água: um pH elevado neutraliza o poder desinfetante do cloro e um pH demasiadamente baixo consome o cloro rapidamente.

Outro aspeto importante a ter em conta, é o facto do pH elevado tornar a água turva e favorecer a incrustação do calcário, enquanto o pH baixo favorece a corrosão dos metais (ex: escadas de inox).


32 visualizações0 comentário
bottom of page